Resenhas


OPUS INFERII – Candeias Negras
Campo Grande – Mato Grosso do Sul – 2009
Por: João Paulo Marin

Black Metal impiedoso registrado por esta que uma das bandas referências no estilo no estado do Mato Grosso do Sul. O material foi gravado no estúdio Top Som, na cidade de Campo Grande no ano de 2009. O encarte é muito bem elaborado e conta com todas as informações necessárias sobre a banda e a gravação, inclusive as letras das músicas. O som é cru, direto e sem rodeios, vocal rasgado, bateria rápida e cordas incessantes e arrastadas. As músicas são: 01 – Mestre dos Ossos Secos, 02 – Opus Inferii, 03 - Candeias Negras. O Cd também conta com alguns vídeos gravados no Porão Club, no dia 15/02/2008. A formação que gravou esse material foi a seguinte: Dracul Daemonium (Vocal, Baixo e Guitarra) – Harjkron (Guitarra) e Senhor da Morte (Bateria). 
___________________________________


AGONIC – War Sacrifice
Ponta Porã – Mato Grosso do Sul
Pedro Juan Caballero – Paraguay
Por: João Paulo Marin

Banda Thrash/Crossover da cidade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Trata-se de um single, em formato CD, acompanhado de um vídeo Clip da música War Sacrifice. O som é pesado, bem gravado e com algumas passagens melódicas. Já o vídeo é bem produzido considerando que faz um bom tempo de sua produção, em torno de 2006/2007. Faltou apenas mais informações no encarte, como ano e local de gravação, no mais é um bom trabalho. A formação do single contou com: Oscar (Vocal) – Maikon (Guitar/Vocal) – Lenon (Guitar) – Hengel (Bass) e Ivan (Bateria).

____________________________________


TERATOS – Live Tribute
Dourados – Mato Grosso do Sul – 2007
Por: João Paulo Marin

Gravação ao vivo da extinta banda TERATOS, que executava um Thrash Metal baseado em grandes clássicos do estilo. O show foi gravado pela Z Records Produções no Festival Brutal Metal Attack I, no dia 16 de Fevereiro de 2007, na antiga casa Luxor. O repertório e formado apenas por músicas Cover de bandas lendárias, e a gravação, por ter sido feita de forma improvisada em um computador, não tem boa qualidade. Mesmo assim fica o registro desta banda que quando tocava agradava a todos. As músicas foram: Flag of Hate (Kreator) – Piranha (Exodus) – Troops of Doom/Reign in Blood (Sepultura/Slayer) – Crywar (Kreator) – Metal Command (Exodus) – Pleassure to Kill (Kreator) – Motorbreath (Metallica) – Tormentor (Kreator) e Necrophiliac (Slayer). A formação que gravou essa desgraça foi: Leandro Teratos (Voz) – Alex (Guitarra) – Varial (Guitarra) – Carlinhos (Baixo) e Luciano Tormentor (Bateria). Esse material e indicado para aqueles que valorizam o metal na região e gostam de gravações ao vivo, que sempre possuem qualidade mediana e nada de mixagem; então uma guitarra mais alta que a outra e pratos de bateria que não aparecem, são normais nesse tipo de gravação. 
_________________________________

PROFANE SOULS – Paraíso Negro

Corumbá – Mato Grosso do Sul – 1999
Por: João Paulo Marin

Banda lendária de Black Metal da Cidade de Corumbá/MS, e que hoje desempenha suas funções profanas na capital paranaense Curitiba. O artefato foi gravado em novembro de 1999, em formato K7, e pode ser considerado um clássico do estilo no estado do MS. A bateria e incessante, guitarras arrastadas, teclados e vozes em formato sombrio e doentio. As músicas oscilam entre passagens mais rápidas e outras mais mórbidas e arrastadas, sempre utilizando teclados, que oferece um clima bem particular e sombrio a banda. As músicas são: 01 - Intro, 02 – Começo de um Império, 03 – Paraíso Negro, 04 – Fim dos Tempos. A formação contou com Blaspheratus (Luciferiam Vocal’s) – Amon Hammer (Black Guitar’s) – Lady Thorn’s (Passages of Evil, Keyboard and Bass) e Paulo (Martyr Dom of Evil).  
_________________________________

EXTERMINATE MESSIAH – The Putrid Corpse

Dourados – Mato Grosso do Sul – 2008
Por: João Paulo Marin

Registro ao vivo da banda Exterminate Messiah no ano de 2008. O áudio foi extraído do vídeo gravado pela Saco de Pão Pictures. O show foi realizado em Dourados/MS no dia 16 de fevereiro de 2008 e contou com a banda paraguaia de Black Metal Wisdow. As músicas executadas foram: Exterminate Messiah – Blasphemy The Witnnes – Fgmenth Thy Gift (Rotting Christ Cover) – The Putrid Corpse – Lifeless (Darkthrone Cover) – Burn The Reign – Bellzebuth (Mystifier Cover com a participação do vocalista Vintras da banda Opus Inferii) – Desecrate Temple. A formação contou com Marin (Guitarra & Voz), Alex Franco (Guitarra), Fernandes (Baixo), Apolytus (Teclados) e Giraldi (Bateria).

http://www.youtube.com/watch?v=o1FgWG9Ac-w

______________________________________

HELLRAISER – Demo(n)
Corumbá – Mato Grosso do Sul
Por: João Paulo Marin

Banda Thash Metal oriunda da cidade de Corumbá. O Cd demo contém três músicas, baseada em um estilo “oitentista”, com guitarras bem trabalhadas, bons solos e bateria incessante; lembrando um pouco os primeiros trabalhos do Kreator. A gravação é bem caseira, dando a demo um ar ainda mais anos 1980. As músicas são: 01 – Black Messiah, 02 - Shadows of Violence, 03 – Signs of Mutilation. O encarte conta com as informações básicas, faltando apenas o local e data/ano de gravação. O material foi gravado pelos seguintes músicos: Adonias Sales (Bateria) – Alex Moreira (Vocal) – Gustavo Schutz (Guitarra) – Ricardo Soares (Guitarra) – Thomaz Herler (Baixo).

Contatos:
_____________________________________

DOR DE OUVIDO – O Inferno é só um Lugar
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Por: João Paulo Marin

A banda D.D.O (Dor de Ouvido) é uma verdadeira “lenda” do metal do MS. A mesma foi fundada ainda na década de 1990 e tem em seu currículo inúmeras apresentações pelo estado e fora dele. A sonoridade da banda é bem diversa, com várias influências, remetendo a um som Crossover e extremamente pesado. O cd Demo “O Inferno é só Um Lugar” e muito bem produzido, com parte gráfica impecável. A formação do Cd contou com Tomaz (Guitarra e Backing Vocal), Adaulba (Baixo), Diego: Bateria e Enrique (Voz). As músicas são: 01 – Terror, 02 – Porque, 03 – Quanto mais Rico mais Idiota, 04 – Pertubação, 05 – Dordeouvido, - 06 – Pré-conceito, 07 – Salvaremos a América e o Mundo, - 08 – A verdadeira Paz, - 09 – Malelbogia, - 10 – Faça a sua revolução, - 11 – Violator, 12 – Eu não sou Corrupto. Ótimo trabalho!!!

Contatos:
________________________________

SACRAMENT – Need To Live A Lie

Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Por: João Paulo Marin

Lendária banda da cidade de Campo Grande influenciada pelo metal tradicional e pelo Thrash Metal. Esse material foi gravado nos dias 7 e 8 de Julho de 1999. As músicas são Intro – I’m Want To Be What Im – Seaarch For The Stage e Catrastrophic Lesson. Trata-se de um clássico do metal Sul-Mato-Grossense; a formação da demo contou com Maurício (Vocal), Mário (Guitar), J.B. (Guitar) Eddie Anderson (Drums) e Luis Alberto (Bass). Recomendado para os apreciadores do Metal do MS.



_____________________________________


HARD MATO - CRIANDO ANTICORPOS
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2011

Por João Paulo Marin

A Banda Hard-Mato foi fundada em novembro de 2008 na cidade de Dourados-MS. As influências são diversificadas, mesclando estilos como o Heavy Metal e o Hardcore. O CD demo “Criando Anticorpos” é um ótimo trabalho gravado no ano de 2011. As influências da banda estadunidense Pantera são inegáveis nas composições deste trabalho. As músicas que compõem esse material são: 1 – Destruição, 2 – Hardcore e Atitude, 3 – Parasita, 4 – Igual você, 5 – Pó, 6 – Sacrifício. A formação deste trabalho contou com Felipe Schafter (Guitarra & Voz), Wil Carbonari (Baixo) e Willian Carbonari (Bateria e Voz). O fato de todas as músicas serem cantadas em português, reforçam a importância  e a qualidade das músicas para o estilo na região.
_________________________________________


OPUS INFERII - ANCIENT MYSTERIES UNVEILED
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - 2012

Por Danylo Paulo (Máquina Profana Fest.)


A horda Opus Inferii, oriunda da cidade de Campo Grande MS, nos mostra em seu mais novo trabalho "Ancient Mysteries Unveiled" uma mistura cativante de extremismo e técnica, aliado a paixão pelo estilo que representam. Trata-se de um álbum de Black Metal, bem trabalhado, com riffs cortantes e arranjos bem feitos e uma cozinha competente (baixo e batera).
O vocal segue linhas muito interessantes e consegue casar muito bem sua voz com a sonoridade de banda, mesmo em momentos mais rápidos ou mais lentos e cavalgados. A banda tem influencias de Dark Funeral, Mayhen ,Marduk, entre outras influencias a parte, podemos perceber claramente que os caras buscam sua sonoridade própria e sua identidade própria.
A capa do álbum me chamou atenção, pois parece uma sátira à cristo ,como se ele estivesse sido possuído por um demônio e trazido a desgraça para a Terra, bom pelo menos foi esta impressão que tive ao vê-la ,interpretações a parte a capa ficou muito legal, vamos às musicas:
O álbum contém 10 músicas,sendo uma como introdução, dentre elas destaco "Unveiled", que é uma ótima combinação de peso e velocidade casado com riffs e batera matadora, sem falar que esta musica ganhou um videoclipe oficial, o que a fez ficar melhor ainda. "Enlightenment": esta musica começa com uma levada meio melódica mas poucos segundos depois se torna a musica mais rápida e extrema de todo este álbum.A impressionante técnica do baterista em alternar blast beats e viradas, e variações de tempo deixa qualquer um boquiaberto, os riffs também fazem qualquer um querer banguear sem parar e o vocal também alterna entre gutural e mais rasgado em alguns momentos. Sem duvida nenhuma esta musica é indicada para qualquer um que curte um bom bate cabeça intenso ,são aproximadamente 5 minutos e meio de paulada, ouça e entenderá o que eu lhe digo. "Celebrate With Black Son's Blood" bem como o titulo da musica sugere nos passa um aura sombria e obscura, a musica é carregada de energia e de riffs e solos ríspidos frios e congelados; bem típicos do Black Metal e sua levada remete ao mundo obscuro dos mortos e seus espíritos perdidos. Esta é especialmente para quem realmente curte Black Metal. "Irreversible Fall Ov God" outra musica que tem um pegada muito veloz com viradas e blast beats destruidores, alem de riffs soturnos, rápidos e carregados de peso.

Realmente a banda toda esta de parabéns, pois vemos a total sincronia que possuem em canções como esta, que possuem momentos rápidos e mais lentos com riffs mais arrastados de batera mais rítmica.
Sem duvida a horda Opus Inferii já esta escrevendo seus pergaminhos de blasfêmia na historia do Black Metal underground nacional, altamente sugerido a todos que curtem Metal Extremo, Death Metal, Black Metal e afins.

http://www.facebook.com/opusinferii
______________________________________

ACROSS - DAMAGING SOULS
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2005

Por Antonio Carlos Monteiro (Rock Brigade N° 237 - Abril/2006)


Banda de death/thrash tem de montão por aí. Por isso mesmo, quem se aventura por esse caminho tem só duas alternativas pra se destacar: achar soluções criativas para sua música ou ser bom pra cacete naquilo que faz. Melhor ainda quem consegue atender esses dois requisitos, como acontece com esse querteto sul-matogrossense. Porque os caras, além de serem excelentes instrumentistas e terem conseguido uma gravação de nível altíssimo, mostram muita criatividade na hora de compor, alternando harmonias e andamentos e incluindo referências dos mais diversos estilos em sua música. Assim, não é difícil identificar elementos de black metal, de metal tradicional e até alguma coisa de gothic no som do Across. Só faltou mesmo ter um pouquinho mais de cuidado com a parte gráfica - e incluir as letras também é sempre uma idéia bem-vinda no caso de grupos que se valem de vocais guturais, como é o caso aqui.

*Nota Z Records. O CD Demo "Damaging Souls" conta com cinco faixas, sendo elas: 1 - Damaging Souls, 2 - A Demon From The Past, 3 - Draw To The Abyss, 4 - Across (Temple of Suicide), 5 - Vision Of Valley. O mesmo foi gravado no estúdio da própria banda, no ano de 2005, tendo como Engenheiro de som Rodrigo Dantas, responsável pela gravação e mixagem das músicas. Esse trabalho foi divulgado no Brasil e no Paraguay, através de revistas, shows, distros e amigos, tendo mais de 400 cópias vendidas/divulgadas; A música Across (Temple of Suicide) também fez parte da coletânea Endless Masacre III (Violent Records), com distribuição no Brasil, Espanha e Bélgica.
_____________________________________


DIABOLICAL HATE - FLESH EATEN
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - 2011

Por João Paulo Marin

Ao escutar esse CD DEMO logo percebi que trata-se de um clássico do Death Metal Sul-Mato-grossense; e tendo a oportunidade de ver a banda ao vivo em Três Lagoas/MS, posso afirmar que sou um grande admirador do trabalho do DIABOLICAL HATE. A banda executa um Death Metal que, na minha opinião, mescla o Brutal Death Metal com o Death Metal Tradicional. O trabalho é iniciado com a música Fuck The Laws of God, com viradas de batera que lembram o Malicious Onslaught, e partes cadenciadas na Guitarra, lembrando o Unleashed; bem como solos de alavanca a lá Amen Corner. A faixa 2 do CD é Devoto de Satan; uma música extremamente bem feita, com guitarras bem pesadas e bom trimbe; as dobras feitas na guitarra por Euton são muito boas e dão umm destaque enorme as composições; partes "limpas também estão presentes na música. Buried Alive é uma pancadaria sem tamanho; a caixa e viradas de bateria são como marteladas diretamente no seu cérebro (escute com fones e tire a prova). A faixa 04 é Released The Earth, bem cadenciada e pesada no início, alternando para um Death Metal extremamente Rápido e Agesssivo, alternando para a cadencia do início em alguns momentos da música. Na minha opinião, o destaque fica mesmo para Flesh Eaten, que não por acaso, é o título do trabalho da banda.

A música Flesh Eaten é incrível, pois possui diversos "climas" e é muito bem composta, merecendo destaque, sendo perfeita para fazer parte de coletâneas do Underground Nacional; Em alguns momentos cadenciados lembra em muito o Unleashed, com solos e um Baixo em evidencia, executado por Thiago; algumas microfonias podem ser escutadas em alguns momentos, o que, para mim é o máximo, pois esta vivo; muito boas microfonias. Para encerrar esse excelente trabalho temos a música "Possessão da Alma", que, composta em português, ficou muito louca, muito boa mesmo; os Vocais de Raihner são perfeitos e nos levam ao regional; aliás, mesmo com todas as influências de "fora", o Diabolical Hate ainda consegue ser uma banda "regional", que trás em si algo que remete ao local e a tudo que acontece no MS.

Contatos:
http://www.facebook.com/pages/Diabolical-Hate/177082899071509
__________________________________________________________________

EXTERMINATE MESSIAH - BURN THE REIGN
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2006

Por Valterlir Mendes (Máquina do Metal Zine # 6 - Ano III - Junho/2007)


Ao me deparar com a capa dessa promo do Exterminate Messiah que é bem simples e trás a figura do "Bode de Mendes", pensei logo: lá vem Black Metal barra pesada e despudorado po aí. Porém isso foi desfeito ao colocar o CD para rolar, que depois de uma "Intro" nos apresenta "Desecrate Temple", um Black Metal bem trabalhado, com uso de teclados, a cargo de Carlos, bem encaixados e apenas usado de uma forma que não distorce a sonoridade da banda. O vocal é bem agressivo, mas não é gritado ou usado de forma esganiçada, e gostei bastante da impostação de Marin, também responsável por uma das guitarras da banda. Falando em guitarras a dupla formada por Marin e Alex desempenham com méritos seus papéis, e as melodias criadas pela banda merecem destaque, visto que conseguem criar um som próprio, sem apelar para melodias enjoativas ou rispidez idem. Gostei bastante das linhas de guitarras criadas na música que dá nome a banda, alem da boa "pegada" do baterista Giraldi, que conduz bem seu instrumento, apesar da gravação não estar das melhores para a bateria. Na verdade a gravação ficou um pouco a desejar, porém não prejudicou a apresentação do material, mas uma melhor gravação dará a banda um maior respaldo. O Exterminate Messiah ainda conta com o baixista Fernandes. Encarte simples, também, e em xerox, mas ao menos trouxe as informações necessárias.

*Nota Z Records: A capa mencionada nessa resenha não é a mesma da imagem acima; o "promo CD 2006" acabou por tornar-se o CD Demo "Burn The Reign" e teve a capa refeita, desenhada pelo lendário Headbanger e Tatuador sul-mato-grossense Carlos Eduardo Death. Fica o agradecimento especial ao Death, aos ex-integrantes do E.M, ao Valterlir Mendes e ao Márcio Doors pelo força na divulgação.
___________________________________________________________

ACROSS - MICROBEAL CARNIFICATION
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2002

Por João Paulo Muniz Marin (Z Records MS)

Esse é o segundo trabalho da banda de Death Metal Douradense ACROSS. A demo foi gravada no ano de 2002, mas nunca foi oficialmente lançada, sendo divulgada apenas anos mais tarde. O trabalho conta com duas músicas gravadas ao vivo no Estúdio R em Dourados, sendo elas Microbeal Carnification e Altar Of Thorns. A primeira um tanto mais cadenciada, com guitarra bem crua e baixo impecável, já a segunda sendo mais rápida, com bom destaque para a bateria. A formação da demo contou na época com Willian (Voz), João Paulo (Guitarra), Rafael Teles (guitarra), Anderson (Bass) e Leonardo (Bateria); já a gravação e mixagem ficou por conta de Rogério (Estúdio R). A capa da demo é um trabalho a parte, criada pelo desenhista Marcelinho, que também é o autor do logo da banda, a mesma foi perdida com o tempo e recuperada através da foto de uma única camiseta com a imagem. A atual versão distrubuida pela Z Records conta com 6 músicas ao vivo como bônus, alem de  versões para músicas do Slayer, Cannibal Corpse e Kreator (todas ao vivo).
_____________________________________________________________

GANGRENA - DEL OTRO LADO DE LA VIDA
Ponta Porã - Mato Grosso do Sul - 2006
Pedro Juan Caballero - Paraguay

Por Valterlir Mendes (Máquina do Metal Zine # 6 - Ano III - Junho/2007)


Interessante essa banda brasileira usar o espanhol para fazer suas músicas. A experiência foi satisfatória, haja vista que esse idioma se encaixa muito bem no tipo de sonoridade abordada pelo Gangrena, que é voltada ao Thrash Metal, porém um Thrash Metal mais cheio de "groove" e passagens mais modernas, porém sem soar piegas ou deslocado. "Infierno del Vicio" vem bem cadenciada e com bastante Groove, contendo boas frases de guitarra, além de um solo muito bem construído. Bem, o trabalho dos guitarristas Diego Yamada e Osvaldo Coelho é bem satisfatório, afinal as bases criadas, além dos solos, caem como uma luva na sonoridade do Gangrena. As músicas mantêm a mesma "pegada", obviamente soando diferentes umas das outras, mas no contexto geral a banda não muda o estilo a cada som tocado. O ponto negativo ficou para a gravação, que oscila de volume muito entre uma música ou outra e temos que aumentar ou diminuir o som a cada música. O encarte também é bem simplório, impresso em uma folha simples (papel ofício), porém trás as informações mais importantes, como nome das músicas, dos integrantes e   e-mail para contato. Completam o "line-up" Rodrigo Lovera (vocal), Lucas Montiel (baixo) e Marcos Azambuja (bateria).
____________________________________________________________

ACROSS - ACROSS
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2001

Por Ricardo Franzin (Rock Brigade N° 186 - Jan/2002)

Essa banda do Mato Grosso do Sul orgulhosamente relata em seu release que já tocou em um monte de lugares, incluindo a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. E os fãs de metal desta progressista cidade devem entender da coisa, pois o mesmo texto afirma que a banda foi muito elogiada por lá. Essa demo demonstra que os incentivos foram mais do que merecidos.  Fazendo um death metal de evidente inclinação oitentista (ou seja, mas para pesado do que para a loucura à Krisium ou Hate Eternal, o Across conseguiu um resultado altamente respeitável nessa sua primeira demo, repleta de riffs bem pensados (não muito originais, mas muito cativantes), cozinha pesadona, vocais dobrados perfeitamente (difícil ver banda demo fazer isso tão bem) e até alguns solinhos pra lá de interessantes. É bem verdade que, em termos de produção sonora, a fita não pode ser efusivamente elogiada, mas o trabalho do grupo é realmente convincente e merece atenção.
______________________________________________________________

LIBERTÁRIO – LIBERTÁRIO
Dourados – Mato Grosso do Sul – 2006

Por Valterlir Mendes (Máquina do Metal Zine)


Capa e contracapa em preto e branco e em xérox, informando nome das músicas e formação da banda, no caso dois integrantes: Secus Impalator (vocal e baixo) e Paulo Marin (guitarra, bateria e teclados).  Mais um trabalho que apresenta uma “intro” como primeira faixa e que logo é seguida por “Ladainha dos Insatisfeitos”, com bateria “metrancada” e reta, num Black metal doentio e veloz. Os vocais são usados de forma mais grave, não tão gritados e que facilmente são percebidos pelo ouvinte, visto que as letras são cantadas em português. Essa primeira música apresenta alguns climas de teclados, quebrando a porradaria apresentada pelo Libertário, seja no meio da música, seja no seu final. A gravação não é das melhores, deixando algumas passagens de guitarras “apagadas”, e oscila entre uma música e outra, como se pode ouvir em “Libertário”  que já apresenta uma melhor gravação e uma “levada” mais trabalhada, no melhor estilo “Chuck  Schuldiner nas guitarras, bem cadenciada e interessante, Seria bem interessante que a banda trabalha-se esse lado mais cadenciado da banda, pois as idéias encontradas  nessa música ficaram satisfatórias.

*Nota Z Records – A Zrecords ao longo de sua existência sempre divulgou seu material de forma simples, tendo em vista que a Distro divulgou demos que nem foram lançadas pelas próprias bandas.  A dificuldade de reproduzir todas as capas em boa qualidade gráfica sempre foi grande.  A leitura feita por Valterlir Mendes  da demo do Libertário é perfeita, considerando que a 1º música “ladainha dos Insatisfeitos” não fazia parte do play originalmente e foi adicionada meio que de improviso, inclusive sendo retirada na versão atual. A atual versão da Demo conta com encarte um pouco melhor, colorido e em papel de qualidade, valorizando a arte de capa feita por Van Jader (craque em desenhos e animações). Fica o agradecimento ao grande Guerreiro Valterlir Mendes e seu Fanzine “Maquina do Metal”  e ao espaço  cedido as bandas de Dourados e também as bandas divulgadas pela Z Records Distro.

Contatos:
paulomarin22@hotmail.com

_____________________________________________________

COMANDO METAL ZINE FRONT 01 (Coletânea)
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2011

Por João Paulo Marin

Para consolidar o crescente trabalho já realizado até então, o Comando Metal Zine lançou em 2011 a coletânea FRONT 01, que contou com a participação de 11 bandas do Mato Grosso do Sul e outras 11 de fora do estado, sendo elas: Abuso Verbal, Across, Aggresion, Agonic, Agressor, Bloody, Coró de Cova, Deluge Master, Disorder of Rage, Dor De Ouvido, EspectrosQuasar, Exterminate Messiah, Gangrena, GsTruds, Hippies Not Dead, Incinerador, Lord of Desire, Morcegos, Ossários, Repúdio CxGx, Vingança Suprema e Zorates. A Z Records possui esta coletânea disponível em seu catálogo. Interessados em adquirir esse material entrar em contato com a Z Records. O CDR  conta com encarte tipo envelope de excelente qualidade gráfica.

contatos:
e-mail: marciosantosmota2004@yahoo.com.br

_____________________________________________________

BANDA – ACEFALIA
Joinville – Santa Catarina - 2009

Por João Paulo Marin

O play é acionado e seus ouvidos recebem uma martelada sonora produzida por dois músicos extremamente técnicos. Rodrigo (bateria e voz), que já morou aqui na cidade de Dourados-MS, e Maicon (guitarra e voz). O artefato insano foi gravado no Vortex Áudio, de propriedade de integrantes da banda Flesh Grinder. A gravação e de boa qualidade, assim como o encarte do Cd demo.
A bateria é impiedosa e extremamente rápida, a guitarra conta com afinação baixa e é bem timbrada. As letras são em português, criticando claramente o sistema vigente em nossa sociedade. As influências são evidentemente da Escola Death Metal, remetendo a várias ramificações dentro do estilo, mas é o Brutal Death Metal a maior característica, mesclado também com o Death tradicional.
A faixas recebem os seguintes nomes: 1 – Escravo, 2 – Òdio, 3 – Genocídio, - 4 – Hipnose, 5 – Vingança, 6 – Vida Ilusória, - 7 – Obedecer Respeitar, 8 - Máquina Manipula, 9 -  Crença Maldita.
O tempo total do CD Demo é de 25:01 min de duração, foi gravado em setembro de 2009 e é altamente recomendado para aqueles que apreciam um Death Metal bem feito e cantado em português.

www.myspace.com/acefaliadeath

_____________________________________________________


LEPROUS – WELCOME TO FUTURE
FORTALEZA - CEARÁ - 1989

Por João Paulo Marin

Escutar essa demo é obrigação de qualquer banger brazuca. O Leprous foi a primeira banda cearense a gravar um play, influenciando inclusive a já consagrada e veterana Obscure. Na época, a maioria das bandas com gravações no Brasil vinham do sudeste do país. Essa pérola do metal nacional foi gravada em 1989, no estúdio do lendário Eduardo “cemitério” ( famoso por matar e enterrar as bandas que tocavam no seu som), e possui uma característica que remete a tal época. As influências são de bandas de Heavy Metal e Hardcore, dentre elas D. R. I e SLAYER, a formação da demo contou com Ronaldo Slatanic (V/G), Ricardo Júnior (G), Eduardo Fucker-Warrior (B), Augusto Death Metal (D). As músicas, nossa!!!!!!!!, vai lá: 1 – Leprous, 2 – Triumph To Life, 3 – March Just Death, 4 – Welcome To Future, 5 - Stop The Violence, 6 – Triumph To Life, 7 – Killing Assassin, 8 – Renascence, 9 – Welcome To Future.
Essa demo foi reeditada com a parte gráfica impecável,  contando com o apoio da Cursed Execration e da Turbulation Prods. Vale também destacar que o Título “Welcome to Future” possui um erro gramatical, e foi mantido para preservar a obra original.

Contatos: A/C de Leonardo Cunha
metalleo@ig.com.br

_____________________________________________________

HIPPIES NOT DEAD - Yoko & Eu
São Carlos - São Paulo - 2012

Por João Paulo Marin


O Deathcore do interior do estado de São Paulo é muito bem representado pela banda Hippies Not Dead, que acaba de lançar sua demo intitulada "Yoko e Eu". Quando o play é acionado não sobra tempo para respirar, a pancadaria toma conta do ambiente....O lendário Hugo assumiu o Baixo e a Voz, acompanhado por Ghilherme na Guitarra & Mateus na Bateria. O som é o mesmo hnd de sempre, sem perder as sua características mais underground: Peso, Velocidade e letras que detonan com o sistema vigente em nossa sociedade....As faixas são: "Discursos Moralistas" "Estrelas do Gueto" "Quero ser Odiado" & "Yoko e Eu". Recomendado para aqueles que apreciam e apoiam as bandas underground.


www.myspace.com/hippiesnotdead

_____________________________________________________

CORÓ DE COVA - Terror in your Coffin
Itaporã - Mato Grosso do Sul - 2006

Por João Paulo Marin

Banda Death Metal da cidade de Itaporã/MS. A demo Terror in Your Coffin foi gravada em 2006, e é o único registro da banda até o momento. A influência de bandas como Death e Rotting Christ são bem marcantes nesta gravação. As faixas são: 1-In your Mind, 2-From the Grave I Escape, 3-Terror in your Coffin, Chambers of Genocide, 5-Graveworm. A formação da demo conta com Thiago (V), Jhonny (D), Cristiano (G), Rafael (B). A arte de capa da demo foi idealizada por Lucas Matheus, que atualmente é baixista do Exterminate Messiah. O Coró de Cova foi uma das melhores banda de Death Metal que Mato Grosso do sul já viu, com forte influencia de bandas como Unleashed, Death, Six Feet Under, Cannibal Corpse e algumas pitadas de Rotting Christ.

_____________________________________________________

OSSÁRIOS - Desgraça & Fronteria
Dourados - Mato Grosso do Sul - 2006

Por Valterlir Mendes


Essa Demo do Ossários, que é mais um projeto de João Paulo Marin  (Across e Libertário), o qual foi responsável pela gravação de todos os instrumentos, tendo o suporte de Rafael Fernandes nas guitarras e no baixo, traz uma sonoridade calcada no Death Metal, apresentando passagens Grincore e até Thrash Metal, sem uma linha totalmente definida. Os vocais seguem uma linha mais Black Metal, mas não se atendo só a essa linha e em algumas músicas são usados muitos efeitos. Ao todo são onze, só que dessas quatro são usadas como "Intros". As letras das músicas são bem contestadoras, falando de violência, caos social e abuso de poder por parte da polícia. Para se ter uma idéia das letras, alguns títulos são: "Um Corpo Sem Caixão" (com os vocais de Tiago Madureira), "Técnica e Chachina" e "Desgraça e "Desgraça e Fronterira", que conta com a voz de Eric Soneca. A gravação está razoável e não compromete. A parte gráfica é simplória, apresentada em xérox, mas traz todas as informações, incluindo letras.

contatos:
e-mail - paulomarin22@hotmail.com

______________________________________________________

KUAZAR - The World is Destroyinh Itself
Ciudadde del Leste - Paraguay - 2007

Por João Paulo Marin

É com muita satisfação que falo sobre essa banda paraguaia. O Kuazar impresiona pela qualidade técnica de seus músicos e pelas composições muito bem elaboradas. As influências são da escola thrash metal dos EUA e Alemanha, seguindo a linha de bandas como Kreator e Testament, sem esquecer do heavy metal feito pelos Iron Maiden que mostr-se presente nas músicas da banda. O Cd "The World is Destroyng Itself" trás quatro músicas (temas), que são: The World is Destroying Itself, The Light of Danmation, Gerra Subliminal e Kurijú, todas ótimas músicas, todavia o destaque fica para The Wolrd is Destroying Itself que chega a atingir um nível profissional em termos de composição. A formação nesse trabalho contou com José (G/V), Armando (G), Vitor (B) e o excelente baterista Ratty.

________________________________

VULTUS - EM UM PROFUNDO DIA DE FÚRIA
Itaporã - Mato Grosso do Sul - 2008

Por João Paulo Marin

A banda Vultus, da cidade de Itaporã (MS), permaneceu por pouco tempo na ativa, tendo a oportunidade de apresentar-se apenas para amigos nos vários ensaios que realizou. Apesar do pouco tempo de existência a banda deixou ótimas composições para o metal da região. Devido ao pouco tempo na ativa a banda não chegou a gravar oficialmente nenhuma das músicas, tendo gravado apenas uma demo de forma caseira em um ensaio no ano de 2009, e alguns videos gravados em um celular. A qualidade do matertial, relacionado a áudio e video não é das melhores, todavia as músicas são de extremo bom gosto, com clara influência da banda DEATH.
O guitarrista e vocalista Cristiano Heitor Heitor é um dos responsáveis pelas composições. Cristiano também já atuou na banda Coró de Cova, uma das melhores bandas de Death Metal que o MS já viu. A banda se completa com Fabrício Ferreira no Baixo, e Moisés Júnior na Bateria, que executam um bom trabalho em seus instrumentos. A demo da banda Vultus foi lançada  por esta distro (Z Records), E conta com 5 músicas, sendo as faixas: 1 - O Mal, 2 - Sem Escolha, 3 - Homeganem a um Amigo - Anjos do Mal - Esperança Morta. O título do trabalho é "EM UM PROFUNDO DIA DE FÚRIA".

Contatos:
e-mail - paulomarin22@hotmail.com
_________________________________
 
RESISTÊNCIA  SUICIDA  - Jamais  Ceder ao Inimigo
Corumbá – Mato grosso do Sul - 2007

Por Tiago Punk

Esta demo já faz algum tempo que foi lançada (2007) e trata-se do segundo lançamento da já veterana banda Anarco-Punk RESISTÊNCIA SUICIDA,  formada em 1994 na cidade de Corumbá/MS. Trata-se de um clássico do Punk Rock do MS. Sonoridade Suja e Old School aliadas a algumas das mais eficazes letras da música de combate da região... Destaco a pungente “Jamais Ceder ao Inimigo”, “Ei Punk” que trás o famoso aviso “o punk veio ao mundo pra mostrar sua morte...” a paulada contra o imperialismo “Destrua USA” e o hardcore antimilitarista “Cérebros Drenados”, mas todo o disco é fudido e mantém o nível lá em cima. A banda esteve em Dourados no ano de 2010, tocando em evento do dia internacional de luta da classe trabalhadora, 1º de Maio, e quem esteve presente pôde conferir de perto do que se trata. Felipo (batera), Giovane (guitarra), Gabriel (baixo/vocal) e J. Lourenço (vocal) é o line-up que gravou o disco. Indico apenas às guerreiras e guerreiros dos subúrbios e periferias. Êra Punk!
 
Contatos:
giovanni-resisti@hotmail.com

____________________________________________________